terça-feira, 8 de novembro de 2011

Jean Piaget - Período Operatório Formal.

Jean Piaget (* 09/08/1896 - + 17/09/1980) 
Piaget, foi um renomado psicólogo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Seus estudos sobre o processo de raciocínio infantil tiveram fenomenal importância na Psicologia e na Pedagogia.  Aos 11 anos de idade, mais uma vez comprovando sua inteligência acima da média,  publicou seu primeiro trabalho sobre um pardal albino.
Resumidamente para Piaget a aprendizagem dá-se através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação. Segundo este esquema, o ser humano assimila os dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que não está "vazia", precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente.
Piaget deu origem à Teoria Cognitiva, onde demonstra que existem quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: 

 Sensório-motor,
  Pré-operacional,
  Operatório concreto
Operatório Formal

Neste momento vamos dar maior atenção para esta última fase que inicia-se a partir dos 12 anos de idade, onde a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio abstrato. As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos.
A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

2 comentários: