“Uma galinha Branca põe ovos brancos, uma galinha vermelha põe ovos vermelhos. De que cor seria os ovos de uma galinha azul?”
Desta pergunta podemos extrair 2 respostas totalmente diferente se perguntássemos a uma criança e um adolescente.
Vamos apresentar aqui um pouco do porque dessa diferença.
Piaget estudou os sistemas operacionais, entre eles vamos dar enfoque ao operacional concreto e o formal.
O ser humano quando criança possui o sistema operacional concreto que o limita a uma forma de pensar a qual não inclui fatos não vivenciados.
Ao se deparar com o problema acima, para a formulação da resposta a criança busca solução em experiências já conhecidas. Logo a resposta ao problema seria “não existe galinha azul”. Tendo em vista que não existe galinhas azuis.
O adolescente evolui do sistema operacional concreto para o operacional formal.
Nesta fase o adolescente desenvolve uma visão maior de possibilidades existentes, ele consegue relacionar em uma mesma questão experiências vividas e aquelas que ele conhece, porém não presenciou. Ao mesmo tempo ele consegue elaborar esquemas mentais hipotéticos, o que o possibilita a um raciocínio dedutivo combinatório.
A resposta para a questão proposta no começo do texto seria “azul” assim ele demonstra a capacidade de fazer uma ponte entre o hipotético com o real.
Tendo em vista a capacidade da realização desta ponte, o adolescente poderá imaginar-se em amplas situações. O que é muito importante pois lhe permite a habilidade de planejamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário