terça-feira, 22 de novembro de 2011

Desenvolvimento Cognitivo na Adolescência





“Uma galinha Branca põe ovos brancos, uma galinha vermelha põe ovos vermelhos. De que cor seria os ovos de uma galinha azul?”

Desta pergunta podemos extrair 2 respostas totalmente diferente se perguntássemos a uma criança e um adolescente.
Vamos apresentar aqui um pouco do porque dessa diferença.

Piaget estudou os sistemas operacionais, entre eles vamos dar enfoque ao operacional concreto e o formal.
O ser humano quando criança possui o sistema operacional concreto que o limita a uma forma de pensar a qual não inclui fatos não vivenciados.
Ao se deparar com o problema acima, para a formulação da resposta a criança busca solução em experiências já conhecidas. Logo a resposta ao problema seria “não existe galinha azul”. Tendo em vista que não existe galinhas azuis.

O adolescente evolui do sistema operacional concreto para o operacional formal.
Nesta fase o adolescente desenvolve uma visão maior de possibilidades existentes, ele consegue relacionar em uma mesma questão experiências vividas e aquelas que ele conhece, porém não presenciou. Ao mesmo tempo ele consegue elaborar esquemas mentais hipotéticos, o que o possibilita a um raciocínio dedutivo combinatório.
A resposta para a questão proposta no começo do texto seria “azul” assim ele demonstra a capacidade de fazer uma ponte entre o hipotético com o real.
Tendo em vista a capacidade da realização desta ponte, o adolescente poderá imaginar-se em amplas situações. O que é muito importante pois lhe permite a habilidade de planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário