terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pai da Psicologia

Wilhelm Maximilian Wundt É considerado um dos fundadores da moderna psicologia Ele foi responsável por montar o primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig (Lipsia) na Alemanha em 1879 e outro grande marco dele foi a publicação de Principles of Physiological Psychology / Princípios de Psicologia Fisiológica em 1873 onde afirmava textualmente que seu propósito, com o livro, de demarcar um novo domínio da ciência.


mais informações no site http://www.slideshare.net/princessbabs/wundt-e-a-psicologia

nesse site tem uns slides que não consegui postar aqui pra vocês, mas contudo deixo o link para os mais curiosos!

Gestaltismo

Como sugestão de post
falaremos sobre o Gestaltismo ou também conhecido como Gestalt.

Primeiro vamos conhecer a origem da palavra.
Gestalt é de origem alemã , o significado mais próximo é de forma, estrutura, todo.



O Gestaltismo é um movimento da Psicologia que surgiu como forma de oposição as correntes psicológicas da época, particurlarmente ao estruturalismo e ao behaviorismo.
Embora esse movimento tenha sido fundado por Max Wertheimer, o conceito de Gestalt foi primeiro introduzido na filosofia e psicologia contemporânea por Christian von Ehrenfels. Outros nomes importantes da Gestalt são Kurt Koffka e Wolfgang Kohler. 
O princípio básico da Gestalt em termos mais gerais, é o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um conceito, padrão ou configuração unificado que é maior que a soma de suas partes. Ou seja, o princípio básico da teoria gestaltista é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes.

como vimos a cima a soma das partes não é igual ou maior que o todo (a mesa).

a seguir algumas das leis da Gestalt.

Lei da Semelhança
A lei da semelhança dita que eventos que são similares se agruparão entre si.

Lei da Proximidade
Elementos são agrupados de acordo com a distância a que se encontram uns dos outros. Elementos que estão mais perto de outros numa região tendem a ser percebidos como um grupo.
 Lei da Continuidade
Essa lei dita que pontos que estão conectados por uma linha reta ou curva, são vistos de uma maneira a seguirem um caminho mais suave. Em vez de ver linhas e ângulos separados, linhas são vistas como uma só.
 Lei da Pregnância
É chamado também de lei da simplicidade. Ela dita que objetos em um ambiente são vistos da forma mais simples possíveis. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada.
Lei do Fechamento
O aparelho psíquico, com sua dificuldade para lidar com coisas desconhecidas, tente a tornar conhecimento o desconhecido, e assim tendemos a preencher partes que faltam no estímulo sensorial que nos chega.



Então por final espero que tenham entendido pelo menos um pouco sobre o gestaltismo. Mais informações 
nos links a baixo! 
 
http://blog.psicologoroberte.com.br/2009/07/psicologia-moderna-influencias-parte-3.html  
http://design.blog.br/design-grafico/o-que-e-gestalt







Primeiro Post

Olá pessoal!

Nossos post's são de assuntos diversos que podem ser sugeridos!